05 março 2011

São Romão do Sado







 ANÁLISE DA FECUNDIDADE ILEGITIMIDADE NA FREGUESIA DE SÃO ROMÃO DO Sado ENTRE 1679 – 1729    

"ILHADE PRETOS"
Maria Raquel R. Gomes

São Romão do Sado
 É actualmente uma pequena aldeia com cerca de 35 habitantes. Localizada na área margeada pelo Sado e encontra-se a 15 km da sede do concelho, Alcácer do Sal. Percorrendo as suas ruas (bem como a da
aldeia mais próxima- Rio de Moinhos) é fácil identificar traços negróides nalguns moradores: cabelo encarapinhado, pele muito morena, lábios grossos, nariz largo...O interesse histórico por este tema tem motivado estudos científicos em diversas áreas, tornando-se apaixonante sobretudo para aqueles que, tal como eu, desde berço vão ouvindo histórias e lendas sobre essas gentes, cujo sangue ainda corre nas veias de muitos de nós. De facto, em Alcácer do Sal é bem conhecida a existência dos "Pretos de S. Romão que, fruto da miscigenação, se misturaram com a população branca se espalharam, naturalmente, por toda a região.José Leite de Vasconcelos, na sua obra Etnografia Portuguesa faz a Seguinte descrição: Ultimamente tive ocasião de ver alguns exemplares dos mesmos Mulatos.Eles próprios dizem que são atravessados, isto é, “mestiços", em sentido geral.  A cor varia: há indivíduos que são, por assim dizer, pálidos ou morenos,e outros  muito fosco, quase pretos. Os vizinhos chamavam dantes a esta gente Pretos do Sado ou Pretos de São Romão, porque havia lá realmente muitos pretos.julga-se que o fraco povoamento do Alentejo e a necessidade de mão-de-obra para os trabalhos agrícolas terão sido a causa da fixação do colonato de escravos. Não se sabe, ao certo, que tipo de culturas se faziam na altura. Se o Alentejo era considerado o celeiro do reino, muito provavelmente predominava   também aqui o cultivo dos cereais: trigo, centeio, cevada, aveia. A utilização destes cereais como provimento nas viagens marítimas (para o fabricodo biscoito) fomentou, na época, o aumento da sua produção. Em paralelo, terão existido actividades pecuárias,principalmente de gado suinícola, tiragem de cortiça e apanha de bolota. Quanto ao arroz, cultura que hoje  predomina na região, não existem provas de que já fosse cultivado nos séculos  XVI . Sabe-se que a entrada deste cereal no reino remonta à época das Descobertas .Contudo, se ele aqui foi introduzido de imediato não o sabemos. Mas Pedro Muralha, nas Monografias Alentejanas, descreve que nos finais do século XIX, Manuel Rosa Dourado adquiriu naquela parte do Sado uma grande porção de terrenos ainda por arrotear, isto é, terras virgens, cobertas de matos e que até ali era terra sem valor algum económico. Foi ele,com José Maria dos Santos e o velho Lince que desenvolveram em Portugal a cultura do arroz, e essa cultura é também hoje, uma grande fonte de riqueza pública. Os terrenos a que Pedro Muralha se refere são a Herdade da Quinta de Cima, muito próximo de São Romão, e faz-nos supor que só no século XIX se iniciou a produção intensiva do arroz. Desconheço, até à data, quaisquer documentos que possam esclarecer os reais motivos da sua fixação e o modo como aqui chegaram ou quaisquer outros pormenores que elucidassem sobre os seus costumes e a forma como se,integraram na comunidade (aculturação). De qualquer modo, volvidos mais de três séculos, a memória popular, sempre curta para guardar factos históricos, apenas fez perdurar a lenda da "Ilha de Pretos=  e as cantigas que ainda hoje ecoam ao ritmo do Ladrão.

Quem quezerver moças Da cordo cravão, Vá dar um passeio Ató S. Romão.

Veja o nosso Sado, Não tenha receio, Até São Romão Vá dar um passeio.

Quando eu chegui À Rebêra do Sado Vi lá uma preta De beco virado.

Se tiver resposta Responda-me à letra De beco virado Vi lá uma preta.

O Senhor dos Mártires Cá da Carvalheira É o pai dos pretos De toda a Ribeira.

Lavrador João Quem lho diz sou eu: Se ele é pai dos Pretos Também o é seu.
Continua=

04 março 2011

Origem da fruta (lenda Neengatu) -

Origem da fruta (lenda Neengatu) 

  No início do mundo, os homens comiam as mesmas coisas que os animais: capim, ervas, e folhas verdes. De vez em quando, o vento espalhava na terra um delicioso cheiro de fruta e todos que sentiam desejavam comê-las. Certa vez, um índio estava cuidando de sua roça quando encontrou um grande rato, o guabiru, comendo as plantas. Ele agarrou o guabiru e logo sentiu nele o cheiro bom. Então, fez uma proposta: "Se me mostrar onde está a árvore em que comes, eu não te mato. E poderás voltar sempre à minha roça." O guabiru levou o índio até a fruteira grande e disse: "Aquela grande árvore está cheia de frutas boas que só o acutipuru aproveita." O homem correu para casa, anunciou a novidade e toda gente se juntou para derrubar a árvore. Assim o acutipuru (esquilo) não acabaria com os frutos. Quando os machados abatiam o tronco, ouviu-se a voz irritada de Uansquém, o dono da árvore, dizendo: "Quem foi o tolo que indicou a utilidade desta fruteira? Isto ainda não está maduro!" Debaixo da árvore, ele encontrou casca de mandioca com marcas de dente do acutipuru. Depois ce matar o esquilo, Uansquém disse: "Tu, grande tolo, estragaste as frutas para todos. Deixa estar! Tua espécie e essas gentes hão de ter fome um dia e só então hão de ver que eles próprios se desgraçaram por suas mãos." E desapareceu. Com a madrugada que raiava, toda gente veio para perto da árvore e ali ficou por umas mãos de lua, até que o tronco desabasse. Assim que ele caiu, os homens se precipitaram para tirar as frutas: mandioca, batata, cará, abiu, cucura. Os pássaros também vieram e começaram a beliscar o bacaba, o açaí, o muriti, o inajá, e patauá, o carana. Depois, os outros animais tiraram uxi, cumaru, o resto que havia. No fim, apareceu o tapir, que só encontrou macucu. E assim foi que o avô do acutipuru conseguiu estragar a nossa existência e o nosso pomar. Se não fosse ele, teríamos sempre frutas boas, frutas doces e fáceis. Porque todas haviam de amadurecer e, então, Uansquém, que era bom e puro, as faria aparecer e nós não sofreríamos agora, trabalhando e fazendo roça. Mas o acutipuru meteu-se no meio; e o resultado, já se sabe, foi estragar as frutas que nos deviam ser oferecidas amavelmente, com o tempo. Assim foi que se inutilizou o nosso destino e principiaram os nossos trabalhos. Tal e qual como no caso de Adão e Eva. (Resumo de lenda do livro Estórias e lendas da Amazônia, Anísio Melo, SP, 1962); Nota - Acutipuru, Quati-puru, Caxinguelê e Serepele são os nomes de diferentes espécies de esquilos brasileiros. Curiosamente, a fruta mais apreciada pelos esquilos é a maçã.

25 fevereiro 2011

PRINCÍPIOS DE ANDRÉ VERMEULE


1ºESTIMULE-SE FISICAMENTE. Mova-se. Dance, faça exercício aeróbico, nade, jogue tênis, futebol. Faça exercícios de lateralidade, por exemplo, com a mão esquerda toque sua orelha direita e com a mão direita toque seu nariz. Agora vice-versa e repita várias vezes até dominá-los.

2º TOME OITO COPOS DE ÁGUA. De acordo com os especialistas, isso não é opcional, é obrigatório se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira óptima. E se estamos setressados, devemos aumentar para 16 copos de água ao dia. 90 por cento do volume de nosso cérebro está composto por água e é o principal veículo das transmissões.

3ºOXIGENIZE-SE. Faça exercícios, caminhe diariamente. Antes de uma reunião importante ou de um trabalho que necessite de concentração respire fundo. Respire em 4 tempos, segure o ar em 16 e exale em 8. O doutor Otto Warburg, Prêmio Nobel de Fisiologia, fez uma experiência na qual conseguiu converter células sãs em malígnas, através do simples procedimento de reduzir-lhes o oxigênio. Fique rodeado de plantas. Sabia que uma só planta pode remover partículas contaminadas do ar em um espaço de 9 metros quadrados? As plantas aumentam a ionização negativa do ar e o carregam de oxigênio, aumentando nossa produtividade em 10%. Algumas plantas como as dálias provaram ser as melhores para isso.

4ºCONSUMA ALIMENTOS PARA O CÉREBRO. É conveniente para o cérebro que comamos cinco porções de fruta e verduras ao dia, sementes, grãos completos, cogumelos, azeite extra-virgem e proteínas. O peixe literalmente proporciona a formação de novas células nervosas.

5ºPENSE POSITIVAMENTE. Os pensamentos negativos geram químicos que bloqueiam a conecção entre os neurotransmissores. Como dizia Henry Ford: "Se pensas que podes ou que não podes, sempre estarás com a razão. 6º ESCUTE MÚSICA BARROCA. A música é a porta para terrenos interiores; chega a lugares fora de nosso alcance. Ajuda a criatividade, a expressão pessoal. Facilita o aprendizado. Um fazendeiro comprovou que ao colocar música barroca para suas vacas, houve um aumento na produção de leite e de glóbulos brancos

7º LIBERE SEU CÉREBRO. Se não o usarmos, o perderemos. Jogue xadrez, resolva palavras-cruzadas, aprenda a tocar um instrumento, faça matemática, viaje a lugares novos, vá a exposições de arte, leia, estude algo. Escreva e desenhe com as duas mãos. Abra sua mente a novas experiências e formas de pensar. Tudo isso faz com que o cérebro funcione melhor. Podemos concluir que neste chamado "Milénio da Mente", a única maneira de ser competitivo e manter um equilíbrio em nossas vidas, é alimentar o espírito e é não trabalhar demais, e sim trabalhar melhor.


Algumas palavras técnicas em medicina


 Cefaleia: dor de cabeça;    

- Enumere nocturna: micção nocturna

-Alopécia: afecções caracterizadas pela

queda de cabelo ou pêlos

- Astenia: fraqueza, cansaço físico intenso

- Hipertricose:
excesso de crescimento

de número de pêlos
 

- Hipotricose: queda de pêlos;
 

-Hirsutismo: excesso de crescimento de pêlos, com
aparecimento de barbas e pêlos torácicos em mulheres;

- Midríase:
dilatação da pupila;

- Miose:
retracção da pupila;

- Nódulo:
lesão sólida, elevada, com mais de 1cm de diâmetro;

- Nulípara: mulher que nunca deu à luz;

- Frigidez:
insensibilidade sexual, anafrodisia;

- Flebite: inflamação das veias;

- Flatulência:
acúmulo de gases intra-abdominais, frequentemente

acompanhada  de sensação de distensão do abdómen;

- Flatulência:
acúmulo de gases intra-abdominais, frequentemente

acompanhada de sensação de distensão do abdómen;

- Rinite –
inflamação do nariz; nasite; defluxo; constipação nasal;

- Eritema: ruborização cutânea por vasodilatação, que desaparece

por  vitropressão ou dígito-pressão. Pode ser de vários tipos:
cianose, rubor, enantema, exantema, eritema marginado, eritemas
figurados e eritrodermia;

- Marasmo:
desnutrição com emagrecimento acentuado;

- Método não invasivo: recurso para diagnóstico ou tratamento
que não implica em contacto com sangue;

-Onicogrifose: unha encravada em garra, semelhante a unha de ave;

- Otorréia: saída de secreção do ouvido;

- Pirose: azia, sensação de calor ou queimação no estômago
(região retroesternal ou epigástrica);

- Pletória:  congestão;

- Rinorreia:  corrimento nasal;

- Salicismo:
  intoxicação por ácido salicílico (aspirina);

- Septicemia: 
disseminação de bactérias patogénicas a partir
 de um foco de infecção através da circulação sistémica;
 

Tique - movimento repetido irregular espasmódico;

- Síncope:  perda súbita da consciência, geralmente acompanhada

de perda do tônus postural.

- Vegetações – projeções sólidas, digitiformes, moles, por vezes
 sangrantes e de tamanhos variáveis.

- Vesícula: colecção líquida, elevada, com diâmetro de até 1 cm.

 - Verruga:
vegetação de superfície queratótica;

- Xantomatose –
manifestação cutânea da lipoidose.

  Sintomas de pele, tendão e articular;
 

-Tumor – lesão sólida, elevada, com mais de 3 cm de diâmetro.

- Síndrome – conjunto de sinais e sintomas de mesma marcha

evolutiva porém de causas diversas, que caracterizam um estado
mórbido e se repete na população;

- Catéter :
Todo e qualquer tubo oco que permite a drenagem,

- medidas de pressões,  Pressão Arterial :
  

É a força exercida pelo sangue arterial por
 unidade de área da parede arterial. É directamente dependente

do débito cardíaco, da resistência arterial periférica e do volume
sanguíneo. Unidade padrão de medida da pressão arterial -
  milímetros de mercúrio (mmHg).

- Sopro : Som semelhante àquele que se faz com uma expiração

(ato de soprar)  um pouco forçada com a boca aberta, que se
ouve ao auscultar o coração, os pulmões ou os vasos sanguíneos.
-
- Volume Sanguíneo :  É a quantidade de sangue presente no

organismo. Este valor é de aproximadamente 2,55 litros por 
metro quadrado ou 75 mililitros (ml) por quilograma (ml/Kg).

- Volume Sistólico :
É o volume de sangue ejetado pelo ventrículo

esquerdo na aorta a cada sístole, corresponde a cerca de 45 ml 
por metro quadrado, normalmente;
-
 -Acrocianose:  distúrbio circulatório em que as mãos, e menos 

comummente os pés,  estão persistentemente frios e azuis; algumas
formas estão associadas ao fenómeno de Raynaud.

- Acromegalia: distúrbio metabólico cronico que resulta em

aumento gradual dos tecidos, incluindo-se os ossos da face,
maxilar, mãos, pés e crânio. Causada pela secreção excessiva
do hormônio do crescimento, quase sempre decorrente
de um tumor benigno na glândula pituitária.

- Adenite:  inflamação aguda de gânglios linfáticos.

- Aerofagia: ato de deglutir ar, muito encontrada em sua forma
 cronica em crianças com deficiência mental, podendo levar à
 distensão abdominal e a transtornos gastrintestinais, como o
 refluxo. Pode ocorrer em situações de tensão emocional
 e distúrbios neuróticos, ou em situações que levem à agitação

física e psíquica.

- Afasia:  ausência do cristalino;
 

-Afasia : perda da habilidade de uso da linguagem devido a uma
lesão na região cerebral relacionada à linguagem;

-Aferese: infusão do sangue do próprio paciente, do qual foram

removidos certos elementos celulares ou líquido.

- Agalactia:  ausência de leite nas mamas depois do parto; a galactose.
-
 Aglossia – ausência congénita da língua.

02 fevereiro 2011

Sobre Cegonhas





Devido  à procura de ambientes quentes, é recorrente avistar-se populações de  cegonhas principalmente na região centro do país, tornando-se assim uma  ave bastante característica da paisagem portuguesa e considerada por  muitos um símbolo regional. Existem várias reservas ambientais para a  conservação desta ave.São animais migratórios.Têm cerca de 1m de altura e  pesam 3kg,não têm faringe e por isso não emitem sons vocais, emitem  sons batendo com os bicos, actividade a que se dá o nome de  gloterar.Alimentam-se de rãs, cigarras, cobras, insectos, minhocas e  peixes.Os filhotes saem da casca na Primavera e quando chove a cegonha  abre as asas para protegê-los. Põe cerca de 3 a 5 ovos. A sua incubação é  de 20 a 30 dias. As crias são indefesas e penugentas.

26 dezembro 2010

ALCÀCER DO SAL

                         ALCÁCER DO SAL
 Alcácer do Sal
 O concelho de Alcácer do Sal, outrora forte produtor de sal está hoje em dia essencialmente virado para a agricultura e pecuária, sendo o primeiro produtor nacional de arroz, cortiça e pinhão. Aqui, existem condições excelentes para a pesca desportiva, podendo pescar-se nos cursos de água: barbos e carpas; no curso médio do Rio Sado: taínhas e sabogas; no estuário deste rio: taínhas e robaliços e nas albufeiras das barragens: carpas e achegãs.

A caça oferece também imensas possibilidades, dadas as excelentes condições da região. Como zonas de caça turística existem: a Herdade de S. Bento e a Herdade de Porches.
As feiras e festas populares deste concelho realizam-se, a maioria, no Verão como por exemplo: as Festas dos Santos Populares e a Feira do Torrão. No 1º sábado de Outubro realiza-se a Feira de Alcácer.
Quanto à gastronomia, as receitas conventuais e secretas, tais como: as pinhoadas, o bolo de pinhão, as queijadas, o bolo real e os rebuçados de ovo, são algumas das delícias da doçaria desta região. Também podem ser apreciadas as famosas migas de carne de porco, o chispe no forno, a açorda à alentejana, etc.

12 outubro 2010

HISTÒRIA DA MÙSICA

Segundo a História da Arte temos a seguinte classificação para os períodos

Medieval e Renascimento
Período extenso e marcado pela diversidade.No século 7, surge a monodia( uma única linha melódica) do canto gregoriano - monodia que, sob uma forma profana, também será usada pelos trovadores.No século 12, com a Escola de Notre Dame(Paris) aparecem formas polifônicas(entrelaçamento de mais de uma melodia) nas quais Pérotin foi mestre.
O aperfeiçoamento dos instrumentos, as exigências litúrgicas e o surgimento de um "mercado " formado pela nobreza feudal e pela burguesia mercantil das cidades determinaram a expansão da polifonia, com importantes contribuições
Barroco
Nenhuma escola musical possui analogias tão nítidas com as artes plásticas como o barroco: há o culto do ornamento, do arabesco - notas que " enfeitam"a melodia. De Monteverdi a Johann Sebastian Bach, a música descobre a profusão dos sons simultâneos como meio de alcançar o belo.Como pano de fundo dos instrumentos que se revezam na narração melódica, surge o baixo contínuo (em geral o cravo). A linguagem tonal se firma como sustentáculo da polifonia.Emergem novos gêneros musicais: oratório, cantata, concertos, sonata para teclado.
Rococó
Na transição entre o barroco e o classicismo, entre 1740 e 1770, a música rococó ou galante é representada sobretudo pelas obras de Carl Philip Emanuel Bach.Favorecida pelo ambiente da corte de Luís XV, seu ideal é a expressão artística da graça, frivolidade e elegância. O resultado, cuja artificialidade foi criticada posteriormente, captava as atitudes hedonistas e discretamente sentimentais da época.
Clássico
O classicismo surge em meados do século 18. Haydn passa a usar formas mais econômicas de expressão. Carl Philip Emanuel Bach (filho de Johann Sebastian) depura a sinfonia do maneirismo. Gluck impõe o primado da música orquestral sobre as improvisações vocais da ópera napolitana. Essas inovações serviram de base ao mais genial compositor do período, Mozart. Coube a ele levar a nova linguagem ao extremo. A exemplo de Bach com o barroco, Mozart foi ao mesmo tempo, para o classicismo, o mais representativo e o grande coveiro: para não repeti-lo, era preciso inventar outra coisa. Beethoven foi um dos que entenderam o recado.
Romântico
As regras clássicas de composição eram rígidas, e o compositor deveria obedecer a elas. Os compositores românticos abandonaram essas fórmulas pois queriam transportar para a música suas paixões e aflições, mas também seu nacionalismo e suas aspirações políticas. O romantismo criou uma profusão de novas formas de expressão: o moderno sinfonismo que começa com Beethoven, o lied (canção) que se consolida com Schubert.A música torna-se uma mercadoria. No lugar dos pequenos conjuntos a serviço de igrejas ou aristocratas, surgem as orquestras e as companhias de ópera financiadas com a venda de ingressos ao público.
O compositor polonês Chopin inspirou-se em danças populares, despertando, com sua música, o amor patriótico e o sentimentalismo. Uma das preocupações do músico alemão Beethoven.foi tentar aproximar sua música do gosto popular, já que o seu público se ampliava.
Outros nomes importantes da música romântica são Liszt e Wagner. Este último destacou-se sobretudo pelas óperas que compôs. Algumas de suas obras expressam um estranho fascínio pela morte. É dele a frase: "...mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer".
Nacionalismo, sentimentalismo e pessimismo são, pois, características do Romantismo na música
Pós-romântico
Não houve um pós-romantismo como há hoje um pós-modernismo.A designação engloba uma reação estética que procurou dar uma eloquência menos subjetivista à música, colocá-la num patamar superior de racionalidade, por meio de achados harmônicos mais ousados e de formas mais despojadas.Em lugar de Bruckner, a orquestra sinfônica fala a linguagem de Debussy e Ravel.A música perde em pretensão, mas ganha em simplicidade.
Moderno
Há pelo menos três correntes que nascem com o século.De um lado, a Escola de Viena, que decreta o fim da linguagem tonal (o atonalismo de Shoenberg) e reivindica uma organização revolucionária dos sons.De outro, Bartok, Chostakovitch e Stravinski praticam uma amplificação das fronteiras do tonalismo e combinações instrumentais menos ortodoxas.Há, por fim, um neoclassicismo em que Prokofiev e Stravinski prenunciam modos de apropriação que se tornariam típicos na pós-modernidade.
Contemporâneo
Olivier Messiaen tornou-se em 1942 professor de harmonia do Conservatório de Paris.Ainda nos anos 40 teria como alunos Boulez,Stockhausen e Berio.O atonalismo, concluíram tinha se esgotado.Era preciso dar novos passos na lógica de organização dos sons.Surgiu uma vanguarda que forneceu à música um caráter permanentemente experimental.Chancelou a música eletroacústica e expandiu os limites da expressão.
Fonte :http://www.sabercultural.com

11 outubro 2010

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM (Pequeno resumo )

  Florence Nightingale   

 Florence Nightingale (12 de Maio 1820 Florença então Grão-ducado da Toscana - 13 de Agosto 19Londres) foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméi

Ficou conhecida na história pelo apelido"A dama da lâmpada" pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação, ao auxiliar os feridos durante a noite . Sua contribuição na Enfermagem, sendo pioneira na utilização do Modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Também contribuiu no campo da Estatística, sendo pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações, como por exemplo o gráfico setorial (habitualmente conhecido como gráfico do tipo pizza") criado inicialmente por William Playfair. Sua família, rica e bem relacionada, vivia em Florença, no Grão-ducado da Toscana .Por isso, Florence recebeu o nome em inglês da cidade em que nasceu, como sua irmã mais velha Parthenope nascida em Partênope (Nápoles).Moça brilhante e impetuosa , rebelou-se contra o pape convencional para as mulheres de seu estatuto, que seria tornar-se esposa submissa e decidiu dedicar-se à caridade, encontrando seu caminho na enfermagem .Após a guerra Florence fundou uma escola de Enfermagem no HospitalSaint Thomas que passou a servir de modelo em diferentes fases de transformação, construindo e reconstruindo sua imagem, seu papel, história, e identidade profissional. A disciplina rigorosa do tipo militar era uma das caracteristicas da escola Nightingaleana, bem como a exigência de qualidades morais das candidatas .Na altura o curso de um ano de duração, consistia em aulas dadas por Médicos. Florence morre em 13 de Agosto de 1910 deixando florescente o ensino de Enfermagem.  A enfermagem tem actualmente buscado uma linguagem própria. Há uma iniciativa constantemente actualizada e editada pelo Conselho Internacional de Enfermeira (ICN), designada por Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem(CIPE). Esta classificação guia os enfermeiros na formulação de diagnósticos de enfermagem, planeamento das intervenções e avaliação dos resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem. O material editado nesta CIPE é fruto do trabalho de várias associações que formulam as linguagens da enfermagem. Portanto, a enfermagem é um trabalho de perfeita ordem com responsáveis a serviço da saúde implementando ,desenvolvendo, coordenando serviços, projectam novas configurações de políticas de saúde, com principal ênfase nas políticas de promoção da saúde. Nos dias de hoje o Enfermeiro é licenciado. Em Portugal o Enfermeiro é visto como tendo uma das melhores formações na área da enfermagem a nível Mundial. A duração do Curso de Licenciatura em enfermagem é de 4 anos. Cada ano lectivo está organizado em dois semestres, tendo cada um deles a duração de 15 semanas lectivas . Em Portugal, e de acordo com o Regulamento do Exercicio Profissional dos Enfermeiros (REPE), o "Enfermeiro é o profissional habilitado com um curso de enfermagem legalmente reconhecido, a quem foi atribuído um título profissional que lhe reconhece competência científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem gerais ao indivíduo, família, grupos e
comunidade, aos níveis da prevenção primária, secundária e terciária.  
Fonte: http://pt.wikipedia.org
/wiki/Enferm