domingo, 26 de dezembro de 2010

ALCÀCER DO SAL

                         ALCÁCER DO SAL
 Alcácer do Sal
 O concelho de Alcácer do Sal, outrora forte produtor de sal está hoje em dia essencialmente virado para a agricultura e pecuária, sendo o primeiro produtor nacional de arroz, cortiça e pinhão. Aqui, existem condições excelentes para a pesca desportiva, podendo pescar-se nos cursos de água: barbos e carpas; no curso médio do Rio Sado: taínhas e sabogas; no estuário deste rio: taínhas e robaliços e nas albufeiras das barragens: carpas e achegãs.

A caça oferece também imensas possibilidades, dadas as excelentes condições da região. Como zonas de caça turística existem: a Herdade de S. Bento e a Herdade de Porches.
As feiras e festas populares deste concelho realizam-se, a maioria, no Verão como por exemplo: as Festas dos Santos Populares e a Feira do Torrão. No 1º sábado de Outubro realiza-se a Feira de Alcácer.
Quanto à gastronomia, as receitas conventuais e secretas, tais como: as pinhoadas, o bolo de pinhão, as queijadas, o bolo real e os rebuçados de ovo, são algumas das delícias da doçaria desta região. Também podem ser apreciadas as famosas migas de carne de porco, o chispe no forno, a açorda à alentejana, etc.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário